O USO DE RECURSOS DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA.
O texto - aquela composição escrita ou falada, que nasceu juntamente com a invenção da linguagem - segue sendo o mesmo. Nossa relação com ele, não. Em suas pesquisas, o historiador da leitura Roger Chartier afirma que o suporte material (papel, áudio, vídeo ou formato digital) exerce influência na relação que estabelecemos com o texto. Nesse sentido, blogs, fotologs e podcasts são novos gêneros, com características próprias.
É possível, por exemplo, relacionar links para que o leitor tenha a liberdade de seguir diferentes caminhos - é o chamado hipertexto. Cada vez mais, a turma vai precisar conhecer esses aspectos. A boa notícia é que trabalhos recentes como o do professor Jorge Luiz Marques de Moraes, um dos ganhadores do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 em 2008 (leia a reportagem na página 64), mostram que dá, sim, para conjugar o aprendizado de novos gêneros (no caso dele, o podcast) com conteúdos tradicionais (a comunicação oral).
Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word, a verificação ortográfica é muito facilitada. "O professor pode deixar o corretor ortográfico ligado para que os estudantes tentem resolver, com autonomia, alguns dos erros - o que não o isenta de seguir ensinando ortografia", aponta Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo e selecionador do Prêmio. Em termos de organização textual, a vantagem é poder mudar de lugar, ampliar, cortar e eliminar frases e parágrafos, experimentando novas soluções para a composição sem precisar escrever tudo de novo a cada nova versão.
A informática também pode ajudar no trabalho com gêneros textuais. Na Escola da Vila, na capital paulista, a professora Andressa Mille Fernandes propôs à turma do 4º ano a construção de um informativo sobre o ciclo da água, um conteúdo que já havia sido tratado nas aulas de Ciências. Depois de planejar o texto, decidir o destinatário, selecionar as informações e escrever, as crianças foram para o computador fazer títulos e quadros e escolher fontes e cores. Assim, tanto a forma como o conteúdo da produção se aproximaram ainda mais dos exemplos de jornais, aprofundando a caracterização do gênero estudado.
Revista Nova escola, edição 223,Junho de 2009.
O USO DE RECURSOS DA INFORMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PODE ATRAIR E DINAMIZAR ESTAS, SAINDO DA MONOTONIA DAS AULAS TRADICIONAIS.PORÉM O PROFESSOR DEVE CONCIENTIZAR OS ALUNOS QUANTO AO USO OU NÃO DESSAS TECNOLÓGIAS.
ResponderExcluirNão podemos nos prender totalmente ao ensino tradiciomal se as novidades de comunicação e interação surgem a todo momento, mas devemos utilizá-lasw a nosso favor, fazendo com que sirva de animo para oa alunos saírem da mesmice.
ResponderExcluirÉ por tudo isso que constatamos nesta postagem, que podemos confirmar que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, incluindo o ambiente escolar. Mas a questão não é apenas saber que ela está aqui, mas termos as metodologias para sabermos aproveitar essa oportunidade e proporcionar uma aula mais dinâmica e proveitosa.
ResponderExcluirAssim como não devemos nos prender ao ensino tradicional- da escrita na lousa e o giz ou pinsel e as apresentaçãos com auxilio de cartazes- também não devemos ficar presos a esse recursos pois nem todos podem ter ascesso a eles em especial ao recursos da informática.
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